22.6.07

Quem é que não tem um pobre??

"- O que é que a menina esperava de uns pirosos que nem pobres têm?
enquanto eu tinha um pobre só para mim ás 4f, um pobre a quem me proíbiam de dar dinheiro para ele não gastar logo em aguardente que é aquilo que os pobres fazem assim que se apanham com um tostão no bolso, só sapatos e roupas que já não serviam e coisas sobradas do jantar da véspera e o veterinário dizia que pelo tempero podiam fazer mal aos cães e embaciar-lhes o lombo, quando o meu pobre morrreu de tuberculose na barraca em que morava, numa colina sobre o mar cheia de vento e de ervas e de vazadouros e de florinhas brancas, notei que na cabana dele não havia electricidade nem luz mas existia um lustre pendurado no tecto a balouçar os pingentes de vidro, um canário numa gaiola de cana entretido com uma folha de alface e um corpo no chão no meio de trapos imundos, com uma camisola do meu irmão Gonçalo a servir de cobertor, e após a morte do meu pobre ofereceram-me um pobre mais novo que durasse mais tempo, saudável, ainda sem tosse, baptizado e com as vacinas em dia, aconselhado pelo senhor prior por não ter vícios nem ser capaz de me faltar ao respeito, que tive de mandar embora no Natal seguinte e de me queixar a sua falta de educação nas noelistas porque caí na asneira de lhe dar 10 escudos e ao recomendar-lhe
- Agora veja lá não gaste tudo em aguardente
respondeu-me malcriadíssimo a virar e a revirar a moeda
- Claro que não menina claro que não fique descansada que vou direitinho ao stand e compro um Alfa Romeo!"

in, "O Manual do Inquisidores" de António Lobo Antunes

4 comentários:

perdida disse...

Muito bom mesmo! Adorei! Vou querer ler esse livro pronto..mais um p ferias =)

Valeu-te os euros hein?

Beijinhos******

Devil disse...

LOL! é a comédia... agora tb quero um pobre, pode ser uma "pobra", mas uma "pobra" n muito velha e que n seja malcriadona! Onde já se viu um pobre responder torto! N quero mandar pobres embora no Natal, ainda mais no Natal...

LOL, gostei mesmo, o resto do livro é assim?

Anónimo disse...

Que giro que isso foi!!! Também gostava de ler esse livro... Eu já andava há uns tempos a pensar que tinha de ler um livro do Lobo Antunes, portanto posso começar já por esse.

Beijinho

Anónimo disse...

Mt curtido deve ser um bom livro pelo menos esta parte interesou bue ta fixe tenho k ler...lol
beijinho goto goto